Pesquisar este blog

domingo, 16 de julho de 2017

Razão e Sensibilidade -Jane Austen


Leia a introdução antes de ler essa resenha:http://histprofep.blogspot.com.br/2017/07/jane-austen-introducao.html

 História de uma família nobre inglesa. No primeiro casamento Mr. Dashwood  tem um filho, e no segundo três filhas. Quando o senhor está doente, prestes a morrer, chama o filho herdeiro e pede para que ele cuide materialmente de suas meias irmãs, e o filho promete fazer isso. Mas quando o pai morre, ele vai mudando de ideia, influenciado por sua esposa, e chegam a conclusão que elas não precisam de tanta ajuda assim.
Elas perdem a casa onde viviam e o herdeiro e sua esposa passam a ser senhores das propriedades e as meias irmãs e a madrasta vão morar de favor numa pequena casa de campo. E viver de acordo com o que sua pequena renda é capaz de sustentar.
 Mais uma vez Jane Austen denuncia as injustiças contra as mulheres e os não herdeiros, no livro tem romances das irmãs mais velhas, só a menor que não, pois tem 10 anos. 
O título do livro é porque a irmã mais velha encara todos os problemas materiais e amorosos com a razão e a mãe e a filha do meio com a sensibilidade, não há juízo de valor, ambos os modos de encarar a vida trazem dificuldades e facilidades. O final do livro é bem típico de Jane Austen.

Tem um filme muito bom sobre esse livro:

Data de lançamento 1 de março de 1996 (2h 15min)
Direção: 
Gêneros DramaComédia
Nacionalidades Reino UnidoEUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário