Jane Austen em 1810 |
Tinha uma irmã mais velha e mais seis irmãos. Quando o pai morre deixa a paroquia e vai viver numa cottage que é uma propriedade menor que ficava nas terras do seu irmão.
Residência da família Austen em Chawton, onde Jane passou os últimos oito anos de sua vida (hoje um museu) |
O pano de fundo de suas obras são a questão da herança na nobreza inglesa, até hoje, que não é dividida entre os irmãos, vai completa para o irmão mais velho. Se o senhor não tem um filho homem essas propriedades vão para um parente homem mais próximo, e quando se tem filhas, elas podem ficar desamparadas, quando não se casam ou casam mal. A temática das obras da autora podem parecer frívolas,ou machistas, mas é o contrário é uma denuncia a condição incerta e repressiva das mulheres dessa época, acho uma autora "feminista", do jeito dela, na época dela..
Jane Austen não se casa, leva uma vida recatada, sem contato pessoal com outros autores, mas lia muito, e sua reclusão não impede a profundidade de sua obra. Morre ainda jovem, com 41 anos, tinha reumatismo. Na época o arsênico era usado para o tratamento do reumatismo e pelas cartas ela descrevia os efeitos colaterais do excesso arsênico, provavelmente morreu intoxicada com arsênico. O contexto histórico de sua obra é o final do século XVIII e inicio do XIX, sob ponto de vista feminino, uma critica da falta objetivos mais relevantes para mulher de sua época, a condição que a sociedade impunha a elas.
Tem um filme sobre a vida da Jane Austen, que se chama Amor e Inocência deve ser muito romanceado, mas vale a pena assistir.
18 de julho de 2017, comemoremos com estilo os duzentos anos da morte dessa grande escritora!
video: http://histprofep.blogspot.com.br/2017/07/jane-austen-introducao_13.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário