Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de julho de 2017

Mansfield Park- Jane Austen


Esse é um dos livros que eu menos gostei da Jane Austen. O começo do livro é bem maçante e demorei a ler os primeiros capítulos, chega num momento que o livro vai prender o seu interesse. Esse livro mostra o traço mais moralista das obras de Austen, que sempre tem fundo moral, ou os personagens se redimem ou são castigados.

É a história de Fanny, uma heroína chocha, uma menina pobre, filha de uma mulher que fez um mal casamento, mas tem uma irmã que fez um ótimo casamento, como Fanny tem muitos irmãos a mãe manda a menina para viver na casa da tia rica, em Mansfiel Park, lá a menina vive com menos privilégios que os primos ricos, mas mesmo assim tem uma vida relativamente boa, fruto também do seu temperamento passivo, seus primos são muito mimados, e cometem muitos erros, Fanny está sempre contra os divertimentos dos primos, e autora coloca Fanny como  tendo razão. Um ponto me incomodou, Jane, coloca o teatro que os primos montam como uma coisa ruim moralmente, e também a convivência desses primos com pessoas de classe inferior como muito ruim, talvez ela estava retratando o preconceito da época, não sei. Numa altura do livro, Fanny vai visitar seus pais pobres, e ela se sente deslocada no meio das classes populares, incomoda a descrição da autora nessa parte. Depois Fanny volta para Mansfield Park, para sua felicidade. Fanny é apaixonada pelo primo que sempre deu atenção a ela, mas ele é apaixonado por outra, essa é a trama da história, e os erros das primas e do primo mais velho que são castigados no final. 
Talvez alguém tenha uma resenha mais profunda desse livro, pode deixar nos comentários.
Tem um filme que assisti sobre esse livro, também não gostei muito.   Mansfield Park (Palácio das Ilusões no Brasil) é um filme britânico de 1999 do estilo comédia-drama romântico vagamente baseado no romance de Jane Austen, de mesmo nome, escrito e dirigido por Patricia Rozema. O filme difere muito do romance original em muitos aspectos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário