Pesquisar este blog

domingo, 23 de julho de 2017

Guerra e Paz- Leon Tolstoi


A leitura é fácil, é interessante mostra como a elite russa valorizava a cultura francesa. Falavam russo com sotaque francês. O meu livro traduz os nomes, Pierre é Pedro por exemplo!
Será que os russos são engraçadinhos? O livro é muito engraçado. Tem as partes que falam da elite russa e a paz e as partes que falam da guerra.
Adorei, até na parte da guerra, é engraçado.
No romance Tolstoi contesta os historiadores franceses, mas, contesta também os russos, que diziam que a tática de ir "fugindo" e deixando os lugares destruídos a chamada "tática da terra arrasada" foi planejada pelo imperador ou os comandantes russos , Tolstoi acredita que essa fuga foi por acaso, as pessoas reagiam ao que ia acontecendo. No fundo ele contesta os historiadores da época dele que acreditavam que o desenrolar da guerra era decidido pelos grandes heróis, Napoleão, os comandantes e o Imperador russo, e para o autor é meio que a resposta às coisas que vão acontecendo, é o historicismo, achei o pensamento dele bem moderno.
Para os russos os franceses incendiaram Moscou, e para os franceses foram os russos, porque Napoleão estava acostumado a chegar nas cidades conquistadas e encontrar vida normal e ele se orgulhava de não destruir, pilhar a cidade, na cabeça dele estava levando a civilização à essas cidades, já que, por exemplo, na Rússia ainda havia a servidão, (os mujiques) e com a Revolução Francesa houve a abolição da servidão na França. Napoleão esperava chegar à Moscou e receber a chave da cidade, como em outros lugares e a cidade estava abandonada, e com os incêndios, Napoleão achou que os russos estavam fazendo de propósito mesmo, para não deixar nada para a glória dos franceses , "a tática da terra arrasada" essa é a versão que ficou para a história oficial no ocidente. Os russos num primeiro momento acusaram os franceses, chamando-os de selvagens, mas pelo que Tolstoi disse , depois os próprios russos gostaram dessa versão de que foi uma tática de destruir tudo, porque deu certo. Mas para o Tolstoi não foi tática, foi um conjunto de ações sem planejamentos, foram os russos, os franceses, o descuido e a cidade era toda de madeira.


Mas na batalha os franceses venciam.O próprio exército francês se destruiu e o inverno ,Tolstoi diz que muitos russos ficaram chateados porque não fizeram prisioneiros, não capturaram Napoleão , mas as condições do inverno atrapalhavam os russos também , ele critica os historiadores russos que só analisavam as fontes oficiais dos grandes generais, era história da época dele , ele queria uma história vista de baixo , analisando outras fontes ,além dos gabinetes, tipo: fontes dos hospitais.
Quanto aos romances, Tolstoi diz que as mulheres daquele época não tinham as mesmas questões que tinham no tempo dele, muito menos hoje.
É uma obra genial, e divertida! Recomendo muito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário