O Apanhador no Campo de Centeio é um dos livros mais lidos no mundo. Quando lia esse título acreditava que o romance fosse totalmente diferente.
Escrito em primeira pessoa, como se fosse o diário de um adolescente rico dos anos 50 , com sérios problemas escolares e pessoais.
Com linguagem de um jovem rapaz de 16 anos com gírias e palavrões. Holden Caulfield relata que foi expulso de duas das melhores escolas americanas e critica tudo e todos, na minha visão o personagem é um menino bom, mas em depressão, pois, além, de todos os conflitos da adolescência, havia perdido um irmão mais novo devido à leucemia.
O autor, J.D. Salinger, lutou na Segunda Guerra Mundial, e no dia D, quando os americanos desembarcaram na Normandia estaria com 5 capítulos de O Apanhador no Campo de Centeio no uniforme, é um livro apaixonante, acredito que ainda mais se você ler na adolescência.
Pelo documentário sobre a vida do autor https://www.youtube.com/watch?v=_JSFr7YdKLE&list=PL8DSIgl9lhPrW1oJvema8BlH9y9K9eUf4&index=2 ,o personagem Holden, tem muitas das características de Salinger, e muito dos seus traumas foram descritos no livro.
Mais uma curiosidade é que os assassinos de John Lennon e uma atriz que não achei o nome, citada no documentário acima, estavam com um exemplar de O Apanhador no Campo de Centeio, assim como o atirador do ex presidente americano Ronald Reagan. Muita coincidência não?
Ainda tem um vídeo com a analise do livro de uma professora da USP: https://www.youtube.com/watch?v=xNP5pBs9tGU&index=4&list=PLxI8Can9yAHfwU1xgIgN2QLh6SuYsV2gG
Recomendo o livro fortemente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário